eficiencia

Acredito que poucos discordem que nos dias atuais temos que ser cada vez mais eficientes e eficazes em nosso dia-a-dia, para cumprirmos as várias obrigações que possuímos e aquelas que a sociedade pode nos impor. Parece que o mundo está girando muito rápido e nos falta tempo para ficarmos por dentro de tudo. A vida está mais complexa e estressante nesta era da informação e nos impõe vários desafios diuturnamente. Hoje em dia ter tempo virou artigo de luxo e ficamos angustiados em não conseguirmos tempo para aprender informática e aquelas ferramentas seguras para surfar na Net, para frequentar as aulas de inglês, ir para a academia, dar atenção a filhos e cônjuge, conhecer sobre comidas e bebidas,  estar nas redes sociais, fazer trabalhos domésticos, cuidar das crianças, ser bom profissional, pai, mãe, marido, esposa, ter boa aparência AAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH.

Não digo que é impossível ser uma pessoa eficiente e eficaz em várias coisas, mas também não discordo que esta é uma tarefa muito árdua.

Aliás, embora as palavras “eficiência” e “eficácia” possam parecer como sinônimas em alguns dicionários, no mundo administrativo a questão é tratada de forma diferenciada: se diz eficaz alguém ou alguma coisa que produz o resultado ou efeito esperado e eficiente alguém ou alguma coisa que obtém bons resultados com menos recursos, tempo, dispêndio financeiro, ou seja, quem é eficiente é mais produtivo.

Daí a importância de ser eficaz, que entrega o resultado esperado, sendo melhor que também seja eficiente, entregando o resultado esperado com o mínimo de recursos possíveis.

Mas a busca da eficácia e da eficiência não deve ser meta para ser alcançada somente no campo profissional, mas é de suma importância que também tenhamos a preocupação de sermos reconhecidos com tais qualidades no campo pessoal.

eficiencia2Nos últimos anos tenho buscado um aprimoramento pessoal com leitura de vários livros, sendo que um dos títulos que gostei muito foi o livro chamado “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES”. Não me considero uma pessoa altamente eficaz, mas de verdade aprendi boas lições. O autor chama-se Stephen R. Covey, um mestre em Administração formado em Harvard e que lançou o livro em 1989.

O hábito da leitura realmente é excelente. Costumamos desprezar na infância e juventude, mas que verdadeiramente faz uma grande diferença cultural quando se adota tal hábito desde logo.

Voltando ao livro. O livro aborda questões éticas, incentiva a ver o problema de outra forma para se buscar a solução e fala sobre mudança de hábitos, produção e capacidade de produção. Ensina sermos pró-ativos e não reativos, ou seja, estimula agirmos antes do problema acontecer. Discorre sobre iniciarmos e mantermos o objetivo maior em mente, a necessidade de se buscar equilíbrio na vida com a família, com dinheiro, trabalho, bens pessoais, prazer, amigos, inimigos, religião, pessoalmente e com o cônjuge.

O livro apresenta preciosas lições para alcançarmos nossas metas e interessante fórmula de gerenciamento de nosso tempo. O autor indica uma matriz de gerenciamento de tempo que foca em realizarmos primeiro o que é mais importante, aliás, este capítulo é um dos que mais gostei, pois ele recomenda priorizarmos o que é mais importante antes que o importante se transforme em um assunto urgente. E isto de fato é relevante, pois se ficarmos atuando sempre no campo do urgente, muito provavelmente ficará sempre “apagando incêndio” e, assim, não se tornará uma pessoa eficaz e muito menos eficiente.

O livro trata, ainda, sobre o emocional, princípio de liderança, sobre adotarmos em nossas relações a política em que todos possam ganhar, discorre sobre o hábito de compreender antes de ser compreendido, sobre a empatia, a busca de sinergia com os colegas, finalizando com a instrução de sempre buscarmos renovação física, mental, emocional e espiritual.

É um livro muito bem escrito, com um conteúdo bem interessante, que foi muito útil para mim, principalmente no gerenciamento de trabalhos, prazos e equipes, e que trás ótimos ensinamentos não só para o contexto da vida profissional, mas também ótimos conceitos para a vida pessoal.

Assim, essa é minha dica e provocação de hoje e espero que de alguma forma possa lhe ajudar em algo.

Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário:

*

Your email address will not be published.

Rua Rupiara, nº 2, Vila Nova Manchester, São Paulo/SP – CEP. 03443-020.

logo-footer

REDES SOCIAIS: